quinta-feira, outubro 27, 2005

Fala com o bonequinho

O Rappa é provavelmente a banda que eu mais já vi ao vivo, tirando as que tocam pagode aqui na ilha. Os primeiros shows deles por aqui eram verdadeiramente horrorosos, com o Falcão mais estricnado que o Bozo, falando coisas incompreensíveis no lugar de cantar as letras das músicas. A raça já tava até começando a ficar indignada, quando alguma boa alma parou de dar o remedinho pro rapaz antes dos shows, e aí as coisas fluem muito melhor de uns anos pra cá.

Isso fica bastante claro nos registros ao vivo da banda. Aquele duplo, Instinto Coletivo, é sensacional, um dos melhores discos deles. E o recém-lançado Acústico MTV só reforça duas coisas: a banda ao vivo é fenomenal, e a produção pós-Marcelo Yuka é infernal.


Um banquinho e um violão

Eu já tinha gostado pra caralho do cd anterior, O Silêncio que Precede o Esporro. Uma variação maior nos temas - em sua maioria falando de coisas absolutamente carentes de significado maior, graças a deus. A lenga-lenga hippie tava começando a doer nos bagos, então a expulsão do Che Guevara manco veio bem a calhar, como podes conferir no tedioso F.Ur.T.O.

O Acústico revigora antigos não-hits como "Brixton, Bronx e Baixada", e dá uma caprichada em arranjos de músicas como "Eu quero ver gol"(uma das melhores do disco), e "Pescador de Ilusões". Coisa fina. O disco já abre com uma inédita, a cruel "Na frente do reto", em que, basicamente, o Falcão manda um ex-amigo se fuder. E depois tem a música mais JORGE BEN que o Rappa já gravou: "Não perca as crianças de vista", mais Jorge Ben até que o próprio Jorge Ben. Tanto o tema, aquela viagem nonsense das antiga, quanto o arranjo - que é exatamente como eu adoraria que tivessessem soado os arranjos do último disco do mestre, "Reactivus Amor Est".

O único porém do disco, e não poderia ser diferente, é a participação da cabrita preferida da MPB, a Maria Rita. Além de não casar nem um pouco com o estilo da banda, a moça ainda segue insistindo nos seus bééés, tal qual uma bezerra desmamada. Marketada fuleira que deixaria a Sol corada, amigos.

(Aliás, a versão que a mesma Maria Rita fez para "A Minha Alma", eu ouvi, e é uma bosta. Nem o arranjo metido a Fiona Apple salva as bezerrices da menina. Recomendo que ouçam o disco novo da Preta Gil, essa sim a nova diva da nossa música - mas não me chamem pra ouvir junto)

Mais uma vez, Falcão e sua turma acertaram na mosca, mandando Yuka pastar, tacando o terror na gostosa da novela, gravando discos legais e queimando o filme da filha da Elis Regina. O Rappa é, tipo assim, massa. Se um dia eu assistir o DVD eu conto pra vocês. "Mitologia Gerimum" deve ter ficado neurótico.

Cotação: Duas Américas e meia, de três possíveis

Comentários: Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]