sexta-feira, setembro 10, 2004

A salvação do samba

Baladas românticas sempre povoaram o fétido mundinho do nosso prezado pop-rock nacional, um gênero cujo próprio nome já é uma piada. Mas tais canções melosas encontram morada nas mãos de cavaquinhistas, tecladistas e vocalistas de improváveis bandas de pagode modinha.

"Epitáfio", a canção enfadonha dos Titãs que foi hit à época do falecimento de seu guitarrista gourmet, tornou-se um bonito hit dolente do aparentemente falecido Kiloucura. Encontra-se na quinta faixa do disco "Os maiores sucessos ao vivo", datado de 2003.

Já "Por você", balada sangrenta da fase mais boiola do Barão pós-Cazuza, é quem dá o nome ao mais recente disco da belíssima banda Sorriso Maroto. O vocalista, um sujeito incrivelmente fanho, dá nova textura aos versos jacus anteriormente proferidos por Frejat e seu classico topete loiro. Coisa fina.

Mas se alguém imagina que o pagode modinha salva apenas canções do moribundo pop-rock nacional, engana-se muito. Os grandes especialistas em versões legais na atualidade são os caras do Só Pra Contrariar. O irmão menos brega do Alexandre Pires manda ver em versões que já nasceram clássicas para canções bregas da música negra norte-americana. Primeiramente, melhoraram a já razoável "It ain't over till it's over", do lastimável Lenny Kravitz, transformando-a no bonito samba levanta-defunto "A minha fantasia". E no novo disco, foram chafurdar na lama de "Crazy in love", da deliciosa Beyoncé, para achar uma verdadeira trufa do pagode moderno, "Ela é jogo duro". Sugiro ao amigo leitor dar uma procurada por aí na letra desta canção, uma verdadeira preciosidade. Depois baixa a música e canta junto, rapá.

Comentários: Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]